O TTR é um modelo de afetação da capacidade ferroviária orientado para as necessidades dos operadores ferroviários de mercadorias e passageiros.
Aconteceu no passado dia 10 de julho, na sede da IP, uma reunião entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e a associação europeia RailNetEurope (RNE), com o intuito de discutir a implementação do designado TTR - Timetable Redesign for Smart Capacity Management, a qual contou com a presença de Guus de Mol (Vice-Presidente da RNE) e Josef Zitzler (Gestor Sénior para a implementação do TTR).
A IP fez-se representar ao mais alto nível, pelo Presidente e Vice-Presidente do CAE, Miguel Cruz e Carlos Fernandes, respetivamente, bem como por diversas unidades orgânicas da empresa, direta ou indiretamente envolvidas no desenvolvimento e implementação do sistema TTR, a saber: DEP, DCF, DSI, DAT e DSN.
O TTR pressupõe a operacionalização de um modelo de afetação da capacidade ferroviária orientado para as necessidades dos operadores ferroviários de mercadorias e passageiros que usam a rede ferroviária, mais eficiente, digitalizado e competitivo. A sua implementação, para além de uma obrigação legal, constitui um imperativo de modo a promover o transporte ferroviário internacional na Europa. Apesar dos esforços desenvolvidos por diversos gestores de infraestruturas ferroviárias, o processo não tem sido implementado de forma uniforme, criando obstáculos em matéria de interoperabilidade.
Uma primeira parte da reunião debruçou-se sobre aspetos estratégicos, nomeadamente os objetivos-chave do TTR, o enquadramento legal, os seus benefícios, as precondições inerentes ao processo, planeamento e financiamento , como as necessidades de recursos humanos e sistemas que lhe estão inerentes.
A segunda parte abordou temáticas mais operacionais relacionadas com o processo, como sejam:
- Estratégia da Capacidade / modelo da capacidade;
- Plano de disponibilização da capacidade;
- Horários - equilíbrio entre estabilidade e flexibilidade;
- Gestão digital da capacidade.
A IP é membro da RailNetEurope (RNE) organização europeia constituída por gestores de infraestruturas ferroviárias e organismos de gestão de capacidade. A RNE facilita o negócio ferroviário internacional através do desenvolvimento harmonizado de processos comerciais internacionais através da criação e implementação de modelos, manuais e diretrizes, bem como de ferramentas de TI.